“Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação.(RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05).Eduardo Renato em sua citação traduz a importância da humanização da tecnologia a ser utilizada na educação. Em síntese, a educação precisa estar focada nesta quebra de paradigmas que a tecnologia tráz para a escola.
A introdução de novas tecnologias na educação é indispensável para serem aproveitadas como facilitadores do aprendizado, mas essa tecnologia não deve estar isolada e sim ligada diretamente a formação global do homem. Estas novas tecnologias apresentam mudanças na dinâmica social, cultural e tecnológicas dos modelos pedagógicos existentes hoje na educação. Começamos então com as primeiras dificuldades: capacitar os professores para estas mudanças e operacionalizar toda esta tecnologia para as aulas. Utilizar estas ferramentas de modo crítico e criativo é o grande desafio para o educador, pois o aluno já conhece todo o processo operacional destas novas tecnologias como frisa Lynn: “O jovem já sabe disso, ninguém precisa ensiná-lo. Por este motivo, estas aulas acabam se tornando um espaço de “desprazer”, porque os estudantes querem utilizar a tecnologia para criar, re-significar, construir e intercambiar saberes. Infelizmente, este potencial todo a escola ainda despreza”.
O grande desafio é transpor o aprendizado convencional para estas novas tecnologias. Os jogos eletrônicos são bons exemplos disso. Antes vistos como negativos a formação dos educandos, agora são ferramentas importantes na aquisição do saber quando são utilizados com criatividade e responsabilidade. Os jogos eletrônicos precisam ser revistos como instrumentos pedagógicos pois os jogos desafiam e estimulam o aprendizado além de trabalhar as habilidades motoras e sensoriais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá!
É muito bom saber que existem pessoas inconformadas, que buscam o conhecimento!
Verinha!
é muito bom ter você como companheira neste curso.Sei que você é uma pessoa que procura descobrir e buscar novos recursos, novos caminhos, sei que vamos ter trabalho, mas o resultado final vai com certeza nos superar
Postar um comentário